quarta-feira, 17 de junho de 2009

TSF - "Estudo revela lacunas na comunicação de notícias negativas aos doentes"

"A preparação de médicos e enfermeiros para comunicarem noticias negativas aos doentes e familiares não é uma prioridade dos hospitais nacionais, concluiu o primeiro estudo nacional sobre “Comunicação hospitalar em Portugal”, apresentado esta quarta-feira".

Ouvir aqui.


"O estudo, feito com o objectivo de traçar um diagnóstico sobre o modo como os hospitais portugueses organizam a comunicação interna e externa, com os doentes e entre hospitais, mostrou que apenas 33 por cento - o que equivale a três em cada dez unidades de saúde - apostam nesta área específica.

A coordenadora do estudo revelou à TSF que para além da forma como são comunicadas as notícias negativas, foram detectadas outras falhas, como a falta de «formação em liderança e motivação».

Para Ana Margarida Ximenes, o problema da comunicação poderia ser resolvido através da inserção de uma cadeira de comunicação nas faculdades de saúde."



NOTA: Infelizmente esta noticia relata uma das puras realidades! Falo pela realidade que vivo... e lamento apenas que assim seja, pois é sempre preferível obter a verdade, mesmo que ela seja dura de ouvir!!!! Um apelo: que este estudo sirva de sensibilização para quem decide deixar o doente à mercê da dúvida e da ignorância pela alegada "ignorância" de quem devia saber tratar destes assuntos com a clareza que o assunto merece SEMPRE.

1 comentário:

José Leite disse...

Veja meu blog. Fala sobre Braga1 a não perder!

www.rouxinoldebernardim.blogspot.com