quarta-feira, 17 de junho de 2009

TSF - "Estudo revela lacunas na comunicação de notícias negativas aos doentes"

"A preparação de médicos e enfermeiros para comunicarem noticias negativas aos doentes e familiares não é uma prioridade dos hospitais nacionais, concluiu o primeiro estudo nacional sobre “Comunicação hospitalar em Portugal”, apresentado esta quarta-feira".

Ouvir aqui.


"O estudo, feito com o objectivo de traçar um diagnóstico sobre o modo como os hospitais portugueses organizam a comunicação interna e externa, com os doentes e entre hospitais, mostrou que apenas 33 por cento - o que equivale a três em cada dez unidades de saúde - apostam nesta área específica.

A coordenadora do estudo revelou à TSF que para além da forma como são comunicadas as notícias negativas, foram detectadas outras falhas, como a falta de «formação em liderança e motivação».

Para Ana Margarida Ximenes, o problema da comunicação poderia ser resolvido através da inserção de uma cadeira de comunicação nas faculdades de saúde."



NOTA: Infelizmente esta noticia relata uma das puras realidades! Falo pela realidade que vivo... e lamento apenas que assim seja, pois é sempre preferível obter a verdade, mesmo que ela seja dura de ouvir!!!! Um apelo: que este estudo sirva de sensibilização para quem decide deixar o doente à mercê da dúvida e da ignorância pela alegada "ignorância" de quem devia saber tratar destes assuntos com a clareza que o assunto merece SEMPRE.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ao sabor dos poderes...


Foto: Fergas, Torre de Moncorvo......................................................


Em Portugal, os tentáculos do "poder" estendem-se por caminhos fáceis. Tão demasiado fáceis que encontrar o fio condutor passa a ser fácil, mesmo perante simples "cliques" da internet.


Poucas semanas atrás foi preciso deslocar-me à bela região de Trás-Os-Montes, a uma vila até então desconhecida para mim, Torre de Moncorvo. Daí vieram sinais evidentes das "evidências" que há muito "muitos" suspeitam. A começar pela construção da Barragem do Baixo Sabor que ainda está em fase de inicio de construção mas já movimenta imensas "águas" de correntes contrárias. Desde já, os argumentos que opõem a EDP e o meio ecologista português perante a "urgência" na construção de barragens no país. E, nesse sentido, ao efectuar algumas pesquisas encontrei um estudo que há muito tempo é aparentemente "silenciado" e desvalorizado e que refere o seguinte: a construção da barragem do Baixo Sabor pode potenciar a actividade sismica no local. A denúncia partiu de um habitante de Felgar, uma das aldeias afectadas pela construção da barragem. Enquanto estudante da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro em Vila Real lançou a questão para alguns investigadores e daí salta à vista o estudo académico que levanta esta dúvida acerca da construção da barragem: a de promoção da actividade sísmica de alto grau no local. A EDP chegou a encomendar um estudo a peritos norte-americanos para investigar o assunto mas os resultados desvalorizam o estudo académico “Sismos e Barragens: o Caso da Barragem Baixo Sabor" feito pelo Departamento de Geologia da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.
Em resumo, o estudo refere explicitamente que “o Estudo de Impacte Ambiental subestima a perigosidade sísmica da zona" e que “é necessário estudos geológicos adicionais, antes de se tomar qualquer decisão política” sobre a construção da barragem. Recentemente, na China, ficou provado que o sismo de 7.9 na escala de ritcher foi provocado por uma barragem de idêntica construção. Neste "acidente da natureza" morreram 69 mil chineses. Foi em Abril deste ano. É claro que a Barragem do Baixo Sabor implicaria muito menos gente, as mesmas que habitam nos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfandega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. Mas isso parece pouco importar a quem está "realmente" interessado no projecto. Senão vejamos:

A Lena Construções, em consórcio igualmente repartido com o Bento Pedroso Construções ( Grupo Odebrecht ) ganhou a adjudicação da construção do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor. Ver aqui. http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=7452942&canal=159

E aqui. E aqui.


O crescimento do grupo é notório. Há noticias publicadas na internet que revelam o quanto cresce este grupo a cada dia que passa.

Durante essa minha deslocação até junto do ponto de contrução da nova barragem, dois agricultores indignados chamaram à minha atenção o facto de a construtora da barragem "pertencer a uma grande empresa, Grupo Lena, cujo um dos accionistas será José Socrates". À distância de um "clique" consegue-se perceber algumas ligações do passado entre o Primeiro-Ministro e o grupo Lena. Para inicio de estória, começemos pelo surgimento do novo jornal "i".
Quase um ano depois de ter sido oficialmente apresentado, o novo diário de informação geral da Sojormedia, braço de media do grupo Lena, o "i", chegou às bancas dirigido por Martim Avillez Figueiredo e com uma equipa de 74 jornalistas. O "i" representa um investimento de 10,4 milhões de euros, sendo um dos mais badalados e caros projectos de media, em Portugal, dos últimos anos.
Mas: Quem é o grupo Lena?
“O grupo, com o fundador, começou na construção civil de obras públicas, há pouco mais de trinta anos. Pouco tempo para uma cultura de empresa de tradição. Tempo suficiente para perceber todos os mecanismos do poder político português dos últimos anos”, cita o blogger “Portal da Loja”, no post de 4 de Março de 2009. “Os construtores civis de obras públicas, são quem melhor entende a idiossincrasia do poder político desta democracia que nos tem dado Jorges Coelhos e Armandos Vara. Com uns Sócrates à mistura e uns Dias Loureiro por acrescento e cimento-base”, cita ainda o mesmo blogger.

Mas para conhecer melhor quem é o Grupo Lena veja aqui.


Este grupo tem mantido um assinalável crescimento nos últimos anos que impressiona qualquer um que esteja atento aos efeitos da crise económica, sobretudo em Portugal.
Lembram-se do famoso episódio do cigarro “ilegal” de Sócrates em pleno voo? Pois essa viagem rendeu 500 milhões de euros para o Grupo Lena. Entenda-se aqui porquê!!!

Mas os negócios com a Venezuela não ficam por aqui. Há mais: “A Lena Construções assinou o contrato para a ampliação do Porto de La Guaria, na Venezuela, um investimento de 658 milhões de dólares (419 milhões de euros), informou a sub-holding do Grupo Lena para a construção”. Basta ler aqui e aqui.


Depois, os negócios do Grupo Lena chegam às estradas.

Daí, se compreenda o desejo incessante que defende Sócrates de “investimento público” no país. Sobretudo, onde? Aqui.


E também por isso, não seja de estranhar a permanente presença do PM em inaugurações do Grupo Lena, como aqui!

Mesmo assim, há quem arrisque a publicar algumas outras evidências num “Correio Indiscreto”.

Perante tais evidências tão “evidentes”, pelo menos para mim, não é de estranhar o “estranho” caso de corrupção que envolve o Primeiro-Ministro, José Sócrates, no caso da Cova da Beira e que pode compreender melhor aqui.


Logo, percebe-se o porquê de tanto ódio de Sócrates dirigido a Manuela Moura Guedes, sobretudo, quando o Primeiro Ministro dá uma entrevista à RTP. O método de MMG pode não ser o melhor, e não o é perante os olhos de qualquer jornalista, mas pelo menos ficamos a saber de algumas coisas que se passam neste país, tais como este caso!!!

E, por fim, não é de estranhar as “semelhanças” que ocorrem perante alguns “modus operandi”!!! Qualquer semelhança com a realidade, acreditem: será pura coincidência?????!!!!!!!!!! Ver aqui.